domingo, 18 de maio de 2014

Publicado em domingo, 18 de maio de 2014 por

Para que serve uma aceleradora?

Empreender não é fácil. Os heróis que apostam na criação de uma startup geralmente seguem, não necessariamente nessa ordem, o seguinte roteiro:
  1. Enxergam uma oportunidade de mercado (problema);
  2. Tem ideias;
  3. Transforma a(s) ideia(s) em produto;
  4. Cria um modelo de como transformar o produto/ideia em dinheiro;
  5. Faz o planejamento de como crescer e continuar crescendo.
Entenda que, de forma alguma a sequencia de passos acima tem a intenção de detalhar a complexidade das variáveis a serem observadas na criação de um novo empreendimento, mas serve para ter uma ideia da necessidade de ter uma ótima percepção de mercado e que as coisas podem (e vão) dar errado. Para diminuir o risco, é necessário uma coisa que falta aos iniciantes: experiência. 
Imagine alguém que já passou pelos os mesmos problemas que você vai enfrentar acertando e errando bastante. Agora, o mesmo, dedica uma parte do seu tempo para testar/avaliar suas ideias/produtos. Toda validação é importante antes de lançar um produto no mercado diminuindo o risco de dar errado (que é altíssimo!). Basicamente uma aceleradora é uma instituição que atua na formação de empreendedores para a descoberta de um (novo) modelo de negócio.
Uma aceleradora geralmente é constituída por investidores e/ou empreendedores que oferecem mentoria, rede de contados e (talvez) capital semente. O capital semente, quando oferecido, é para os aspirantes a empreendedor montar o seu primeiro protótipo testando/validando o modelo de negócio. Necessariamente uma aceleradora não precisa ter um espaço físico, mas pode ter um espaço compartilhado ou dedicado. Certo, e o que a aceleradora vai querer em troca?  Geralmente, ser sua sócia! Adquirindo algo em torno de 10% a 30% da empresa/startup acelerada, depende muito do que será oferecido.
Para criar/abrir um novo negócio não é necessário/obrigatório procurar uma acelaradora. Enfrentar o mercado sozinho e sem experiência vai demandar mais recurso e/ou tempo para montar/capacitar sua equipe e posicionar seu produto no mercado. Uma empresa é formada por pessoas! Um investidor ou  qualquer possível sócio não avalia simplesmente a sua ideia, e sim o potencial empreendedor dos envolvidos. Uma ideia ruim/incompleta na mão de bons empreendedores pode ser (re)trabalhada e/ou trocada, mas não é tão simples trocar a equipe. Existem diversos eventos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, onde observadores (incubadoras, empresas, aceleradoras, investidores entre outros) avaliam a equipe de empreendedores e o seu potencial de sucesso. Participe! No mínimo vai sair com ideias novas e com uma rede de contatos maior. Se é iniciante, recomendo procurar uma aceleradora e conhecer o seu programa de aceleração e o perfil que eles buscam nos futuros sócios.

0 comentários:

Postar um comentário