terça-feira, 13 de maio de 2014

Publicado em terça-feira, 13 de maio de 2014 por

Criativo ou Sonhador?

Criativo = Ação + Ideia
Lembra de alguém que tem ideias "originais"? Estou falando daquele amigo/parente que nunca sai do campo das ideias porque sempre alguma coisa (tipo o destino, mundo cruel, falta de oportunidade, entre outros) vai impedir de dá certo. É uma máquina de ideias! Sempre tirando-as debaixo da manga. As vezes totalmente sem nexo, ou tão original que as "pessoas normais" não entendem. Observando mais de perto, você percebe o seguinte:
IMAGINacão
Isso mesmo! Imagina muito, e quase nada de AÇÂO. Trata-se apenas de alguém com mente (muito) fértil que pode até dizer/imaginar como as coisas devem ser, nada muito além disso. O Compromisso/vontade de empreender, colocar em prática as ideias, dá lugar para as desculpas (Ex.: dinheiro, tempo, preguiça entre outros).
Lembre-se, um profissional criativo é reconhecido pelo produto do seu trabalho. Muita ação e/ou imaginação sem resultado, não pode ser considerado criativo. Ter ação (por a mão na massa) SOMENTE, não torna sua atividade criativa e SIM repetitiva ( e quem sabe, sem graça!). 
Seja um investidor de você mesmo! Quer ser criativo? Acredite em suas ideias e as coloque em prática.
Para deixar de ser apenas/somente um sonhador e tornar-se um profissional com resultados geniais, pratique bastante! Quantos trabalhos (música, pintura, software, filme ...) foram necessários até uma personalidade ser (re)conhecida como criativa durante sua carreira? Produtividade é um ponto forte/determinante, pois produto/resultado é uma demonstração da boa aplicação de conhecimento de um determinado domínio (de preferência mais de um). Para finalizar um pequeno algoritmo/(sugestão de passos) para passar de sonhador à criativo:
  1. Estude um determinado domínio (de preferência mais de um);
  2. Tenha ideias (muitas delas);
  3. Transforme a(s) ideia(s) em produto;
  4. Observe os resultados e aprenda;
  5. Volte para o passo 1.

0 comentários:

Postar um comentário