quarta-feira, 13 de maio de 2015

Publicado em quarta-feira, 13 de maio de 2015 por

LedBOX – Laboratório de Empreendedorismo Digital

Em 2015, o Brasil é considerado o país mais empreendedor do mundo (DORNELAS, 2015) . Dentro das universidades brasileiras os alunos desejam empreender e querem que isso aconteça logo. Uma pesquisa promovida pela Endeavor (2014), realizada dentro das universidades brasileiras, afirma que 57,9% dos alunos desejam empreender, onde 60% dos mesmos querem abrir um novo negócio dentro do prazo de três anos.
Segundo a Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE, em pesquisa realizada pela a mesma (2014), as duas principais dificuldades que o jovem empreendedor em potencial enfrenta ao querer empreender são: 1 -  falta de recursos financeiros e 2 -  o fato de não se sentir preparado. A falta de capacitação foi considerada o obstáculo mais complicado de superar.

Dentro desde cenário o Laboratório de Empreendedorismo Digital – LedBOX tem o objetivo de formar empreendedores. É uma iniciativa do Instituto Multicom que atua com tecnologia gerencial desde 2009 e a partir de 2012, com a criação do LedBOX, vem trabalhando com a formação de empreendedores e aceleração de ideias.
O LedBOX funciona dentro do escritório de coworking do Multicom e está localizado no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar que fica no bairro Pantanal na Cidade de Picos-PI. O Centro Tecnológico possui uma infraestrutura que dispõe de auditório, salas de treinamento, cozinha, vestiário, laboratório de química e micro biologia, salas de coworking entre outros espaços.  
O Multicom através do LedBOX tem o objetivo de atrair pessoas que: 1 - possuam as mais diversas habilidades e conhecimentos e 2 - queiram trabalhar com pesquisa, inovação e desenvolvimento. Equipes de empreendedores em potencial que queiram fazer parte do LedBOX tem à disposição espaço físico, equipe e um programa de aceleração que inclui fortalecer uma rede de contatos e capacitações na área de tecnologia e negócios.
A equipe do Multicom, que vem trabalhando desde de 2009 para montar um cenário e criar um contexto de empreendedorismo de base tecnológica, acredita que a maior riqueza do semiárido piauiense é formado por pessoas. Convidamos a todos os que aceitarem o desafio de transformar o semiárido em digital a vir trabalhar conosco.  

Referências

CONAGE. Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro. Disponível em: http://www.conaje.com.br/download_arquivos.html?arquivo=6. Acesso em: 10 abr. 2015.
DORNELAS, J. Brasil é o país mais empreendedor do mundo, mas falta inovação. Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2015/04/06/brasil-e-o-pais-mais-empreendedor-do-mundo-mas-falta-inovacao.htm. Acesso em: 5 maio. 2015.
ENDEAVOR. Empreendedorismo nas Universidades Brasieleiras 2014 - Resultados Quantitativos. [s.l: s.n.].

0 comentários:

Postar um comentário