quarta-feira, 30 de abril de 2014

Publicado em quarta-feira, 30 de abril de 2014 por

Como funciona a mágica da criatividade?

Sempre gostei mais do batman do que o superman. O homem morcego não nasceu herói e nem aconteceu algo miraculoso da noite para o dia tornando-o "diferente". Foi necessário muitos anos de treinamento, dedicação, estudo e foco para conseguir conquistar seus objetivos. O superman já nasce super, pronto fim da história. As vezes quando identificamos alguém criativo, temos a sensação que ele desde sempre foi assim e os resultados positivos obtidos é algo mágico, ou seja, sem explicação. Uma pessoa para ser criativa precisa de alguns elementos (destaquei abaixo apenas três). Investigando mais a fundo, acredito que um contexto será descoberto!
  1. Domínio. Um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo. Quanto mais experiência, esforço e dedicação maior o domínio ao ponto das outras pessoas reconhecerem como "talento";
  2. Estrutura. A meu ver não é um fator determinante, mas ajuda muito. Ambiente, equipamentos, ferramentas, recurso financeiro, tempo entre outros servem para acelerar e tornar propício a criação de um (ou vários) produto(s) realmente criativo;
  3. Aceitação. Não adianta ter uma ideia genial e a comunidade (críticos, estudiosos, usuários,...) não aceitar. Vai ser aquele negócio bacana que vai para o cemitério das boas ideias. O poder de convencimento do criativo tem que ser algo bem evidente.
  4. ...;
Acredito na criatividade como algo que é necessário todo um trabalho gradual e muita (muita mesmo!) dedicação ao estilo do homem morcego. O pensamento simplista e estático de que, quem tem sucesso é inteligente e quem fracassa é burro, não revela quem enxerga as coisas de forma diferente.  Algo que deu errado, pode ser uma oportunidade pra verificar o motivo dos erros, com isso planejar e executar uma forma de se superar e alcançar os objetivos. Não penso que a criatividade seja "mágica" e sim algo que é construído e pode ser estimulado.

0 comentários:

Postar um comentário