segunda-feira, 28 de abril de 2014

Publicado em segunda-feira, 28 de abril de 2014 por

Por que Empreendedorismo Digital em Picos?


Laboratório de Empreendedorismo Digital + GestorBOX = Ledbox

Na região de Picos está sendo criado um contexto! Voltando um pouco no tempo, para ser mais exato em 2011, nascia o programando soluções. Tratava-se de uma resposta para a inquietação dos alunos do IFPI Campus Picos. Nos cursos o contexto existente possuía muita teoria e trabalhos isolados para fins puramente acadêmico. Foi crescendo, entre os alunos, a vontade de colocar a mão na massa e código na veia, ou seja, materializar o aprendizado dos cursos técnicos em TI (Tecnologia da Informação). Em contrapartida o eixo de administração, também do IFPI Campus Picos, trabalha fortemente a vocação empreendedora através de atividades e eventos (Ex.: Gestor Game, Papo de negócio e ENADIFPI). Inclusive o Gerenciando Ideias ganhou prêmio nacional Educação Empreendedora em 2010.
Os eixos de TI e Administração iniciam uma integração tendo como início um experimento: transformar o Gestor Game em GestorBOX. O desafio era criar uma startup e descobrir o mundo do empreendedorismo digital. A ideia era criar uma aceleradora chamada LED, surgia a oportunidade para materializar uma mistura que conteria vários ingredientes: gestão, engenharia de software, empreendedorismo, ideias entre outros. Foi elaborado um plano de ação, mas faltava experiência para executar. Solução? Transformamos o Instituto Multicom, que também é localizado em Picos, em aceleradora. Tínhamos a disposição, estrutura e ambiente propício para dar forma aos sonhos, visões e o super poder do empreendedor (enxergar o que os outros não veem e acreditar). BIPP, Me Corrige, Rastreo, GestorBOX entre outros começam a tomar forma. Com o GestorBOX veio os reconhecimentos: selecionados no Geek on Campus - 2012; prêmio Educação Empreendedora - 2012; Prêmio Tecnologia que Transforma pela Vivo - 2013; vice campeã na final regional do Desafio Brasil - 2013.
Para haver um contexto é necessário engajamento de uma comunidade! 
Para existir uma comunidade as pessoas devem conversar e se organizar. O Ledbox tem o propósito de ser um evento para fazer barulho, reunir e provocar pessoas. Gente criativa, empreendedora, inconformada e enfim todos aqueles que podem e devem criar um contexto de empreendedorismo digital. O primeiro encontro do Ledbox acontecerá dia 29 de Maio 03 de Junho de 2014 na cidade de Picos no auditório do SENAC. Sugestões nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário