terça-feira, 20 de maio de 2014

Publicado em terça-feira, 20 de maio de 2014 por

É hora de contratar uma fábrica de software?

Identifiquei um problema (uma oportunidade de mercado)! Fiz um diagnóstico onde as soluções adotadas são muito caras ou ineficientes. A minha solução é inovadora e rentável (na verdade muito, nem sei como vou gastar tanta grana!). Feito o planejamento chegou a vez de executar, mas não tenho uma equipe. Agora tenho que fazer uma RFP (Request For Proposal), ou seja, uma proposta para alguma fábrica de software desenvolver meu produto (alguém que vai transformar a ideia em linhas de código e etc).
Caro empreendedor, tenha calma. Procure um amigo (preferencialmente) de confiança e tente convertê-lo em seu sócio. Isso mesmo, converter! A partir de agora você vai evangelizar, levar as boas novas: uma ideia/produto/metodologia que vai resolver um determinado problema ou revolucionar o mercado criando novos hábitos de consumo. Lembre-se, uma empresa é a reunião de pessoas utilizando tempo e competência para um determinado propósito. Se não conseguir convencer alguém, nem seu melhor amigo, é por que a sua ideia/estratégia/(poder de convencimento) tem que ser (re)avaliado, repensado e refeito.
O coração (cérebro, braços, pernas e etc) da empresa é a equipe. Tenha em mente que você está iniciando um negócio digital, então o entrosamento com tecnologia ou pelo menos alguém que o tenha é obrigatório. Se a solução a ser criada é algo puramente técnico (tecnologia por tecnologia) recomendo montar sua própria fábrica de software, mas se o software faz parte da sua solução deve-se levar em consideração contratar uma fábrica de software.
Fábrica de Software é um conjunto de pessoas (criativas) utilizando processo e metodologias com o propósito de desenvolver soluções que envolvem software.
O termo "fábrica" é controverso, pois geralmente as pessoas o associam com algo sendo produzido em série contrapondo a ideia de que uma solução envolvendo software deve ser única ou pelo menos personalizada. O termo fábrica de software denota a quantidade de processos, técnicas e metodologias adotadas para acelerar o desenvolvimento e atender a demanda e a complexidade dos softwares. Geralmente uma fábrica garante:
  1. Atendimento à clientes (no mínimo vai lhe ouvir e lhe orientar);
  2. Planejamento e controle de todo o processo;
  3. Produtividade (entregas frequentes);
  4. Qualidade.
A qualidade do produto final é influenciada pela qualidade do processo utilizado para aquisição, desenvolvimento e manutenção do software. Ao contratar uma fábrica tenha em mente o seguinte pensamento: "O maior desperdício de software é desenvolver algo que ninguém vai utilizar". Negocie, de preferência faça um contrato ágil, ou seja, amarre o desenvolvimento por intervalo de tempo (ex.: intervalos de 2 meses) onde serão desenvolvidos protótipos com as principais funcionalidades, ou seja, versões parciais (incremental) funcionando. Aproveite para validar (seja em ambiente controlado, no mercado ou com adotante iniciais). Afinal de contas, mais do que ser uma obra de arte, uma determinada solução precisa atender as demandas do público o mais rápido possível e da melhor forma. Ao demorar demais corre o risco da demanda não existir mais ou já esteja suficientemente atendida por outra empresa.

0 comentários:

Postar um comentário