sexta-feira, 13 de junho de 2014

Publicado em sexta-feira, 13 de junho de 2014 por

Design Thinking pode ser útil na minha startup?

Primeiramente nenhuma ferramenta, metodologia ou processo de inovação tem garantia total de sucesso. Afinal de contas, buscar o novo é acompanhado de risco e incerteza. O trabalho de um Design envolve criar/buscar soluções que sejam criativas e inovadoras atendendo as necessidades e expectativas dos clientes demandando novas oportunidades no mercado. O desafio é alinhado com os objetivos dos heróis que aventuram na criação de novos negócios. Para utilizar design thinking não precisa ser um profissional de design, basta pensar como um! Segundo (Brown, 2010) o desing thinking é colocar ferramentas de designer nas mãos de pessoas que talvez nunca tenham pensando em si mesmas como designers e aplicá-las a uma variedade muito mais ampla de problemas. 
O design thinking promove inovação centrada nas pessoas. Ao invés de focar em uma solução, vai até o usuário final e observa com o objetivo de entender quais são as necessidades e problemas. A partir do entendimento contando com mais de uma interpretação da situação é proposto um conjunto de soluções. Não existe uma solução definitiva e sim aquela que adere melhor a situação. Parte do princípio que não se tem uma ideia, você constrói uma!
http://designthinking.nuevaschool.org/dt-diagram
Equipes que utilizam a abordagem de design thinking geralmente cria/adapta seu próprio processo. Não se trata de um passo a passo pois não existe uma 'melhor forma' de percorrer ou uma sequência linear, pois tudo pode ser aplicado ao mesmo tempo repetidas vezes. Pelo menos três momentos distintos geralmente são identificados nos processos definidos:
  • Inspiração - Consiste na aplicação de ferramentas para entender melhor o problema. Pode ser aplicado através de imersão se dividindo em dois momentos. O primeiro é o preliminar onde é levantando material para entendimento geral do problema e o segundo é em profundidade, ou seja, aumentando a riqueza de detalhes das informações. Outra técnica utilizada é a empatia onde o observador se coloca no lugar do observado com o propósito de fazer com que os envolvidos não sejam vistos como apenas objetos de experiência;
  • Idealização - Ferramentas e técnicas são utilizadas para gerar ideias para solução. É recomendável a colaboração de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento colaborando para construir soluções;
  • Implementação - Prototipação e experimentação das soluções propostas. 
Apostar no uso de design thinking depende muito da cultura da equipe envolvida. Trabalhar com pessoas com o perfil muito 'conservador' diminui a chance de sucesso da abordagem e ela tende a ser ineficiente. Enfim, se resolver experimentar é bom lembrar das restrições do design ao criar soluções:
  1. Praticidade - possa ser implementada/utilizada em um futuro próximo;
  2. Viabilidade - se encaixe em um modelo de negócio e possa ser sustentável financeiramente;
  3. Desejabilidade - faça sentindo o uso para as pessoas, ou pelo menos, um público alvo específico.

Referência

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim
das velhas ideias. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010

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