sexta-feira, 4 de maio de 2007

Publicado em sexta-feira, 4 de maio de 2007 por

O uso de serviços Web como ferramenta de apoio para Educação

Em abril deste ano, iniciei minha experiência como professor. Como profissional da área de TI voltado para área de Web, logo procurei usar e integrar todos os recursos disponíveis para apoio o ensino na sala de aula. No post anterior falei sobre o Epistemer o qual é responsável de manter toda tecnologia utilizada no portal do CEFET-PI e da UNED Picos, onde trabalho.

Na Web temos várias ferramentas disponíveis como: Wiki, Blogs, Grupos, Bookmark, Comunidades Virutais, entre outros. Para centralizar as informações, criei uma página pessoal como professor para manter os alunos informados sobre as atividades dentro e fora da sala de aula. Fui contemplado com a turma de Técnico em Informática para ministrar o curso de lógica de programação. O perfil dos alunos é bem variado. Em sala de aula é possível encontrar desde estudantes do ensino médio à professores de informática básica e montagem e manutenção de micros. O primeiro contato que tive com os alunos foi através do portal de relacionamentos Orkut, através de uma comunidade criada para a UNED Picos, e um pedido de apresentação dos professores. O que mostra uma certa afinidade com a Web por uma parcela dos alunos.

Como na sala de aula contamos com o Data Show. Resolvi escrever as aulas em formato de apresentação e publicar antecipadamente no SlideShare. Nem todos os alunos tem acesso a internet e a instituição ainda não providenciou para os estudantes, mas o portal da disciplina possui um bom número de acessos diários. Para complementar as explanações, passo atividades complementares em sala de aula junto com exercícios para ser feito em casa. Todas as atividades podem ser acompanhadas pela página da disciplina. Para facilitar a comunicação, foi criado um grupo onde todos os professores do curso podem se reunir virtualmente com os alunos para discutirem sobre assuntos relevantes ao curso e disponibilizar material de apoio.

O início das aulas se deu no dia 02 de abril, e na primeira avaliação realizada 26 de abril foi constatado um excelente resultado de aprendizagem que foi publicado na Web, antes de ser levado para sala de aula. Em um próximo post irei falar sobre outros serviços que utilizei da chamada WEB 2.0 como apoio ao ensino. Para o futuro próximo pretendo criar ou utilizar algum sistema existente de avaliação, junto com uma implementação web. Abaixo uma apresentação que fiz que foi apresentado no segundo encontro pedagógico realizado pela UNED Picos para os professores antes do início das aulas.


Um comentário:

  1. Opa, ao ler seu post inicialmente associei "Serviços Web" a Web Services SOAP, REST, etc. Talvez por ser um blog de um professor de desenvolvimento!!! Também sou professor, do CEFET-AL, e achei interessante esta metodologia de apoio ao ensino, principalmente, em turmas iniciantes do técnico em Informática. A experiência que temos aqui é que 90% dos alunos, já no primeiro ano e vindos de classes baixa da sociedade, já usam muito bem serviços como blog, orkut, forums, etc. Esta iniciativa possibilita abrir os olhos dos alunos para usarem estes serviços como opções construtivas e sérias ao invés de puro e simplesmente lazer.

    ResponderExcluir