A escola possui elementos utilizados em jogos! Em um momento de reflexão, percebi alguns pontos que são encontrados na maioria das instituições de ensino "tradicional/convencional":
- Desafios (Tarefas de classe e casa, trabalhos, seminários entre outros);
- Sistema de Feedback (Notas das provas e o boletim);
- Sistema de recompensa. No final do ano, ao enfrentar os desafios e com um feedback positivo, o aluno passa de série/bloco, ou seja, de level/fase.
Porque a escola geralmente não consegue engajar (fazer os alunos dedicarem tempo em suas atividades)? A minha opinião é: falta diversão e um processo que estimule a imaginação e a criatividade. Jogar é algo que, dentre outros elementos, mexe com a imaginação. A narrativa é um elemento que faz parte do jogo e tem a tarefa de ajudar o jogador (player) perceber a importância dos sistemas de meta, feedback, recompensa e desafios. Na escola nem sempre isso fica claro, falta o uso de recursos lúdicos para criar um contexto para os alunos.
De forma alguma afirmo que a gamificação/ludificação vai resolver o problema da educação, seria bom se fosse tão simples. O processo ensino/aprendizagem não é trivial, portanto todo instrumento que auxilie nesse propósito é válido. Com o propósito de ajudar um conjunto de indivíduos com necessidades específicas a gamificação tem sua implementação justificada. Apesar da escola possuir elementos de jogos, falta principalmente engajamento e diversão para ser considerado um processo de gamificação completo.
"A escola é preparada para ensinar, de preferência com menor esforço e custo, e não para os alunos aprenderem."Atividade voluntária! Essa é uma das características essenciais do jogo. Você tem um sujeito, no caso o aluno, que é empurrado dentro de um sistema onde geralmente os "personagens" não querem estar ali e todos estão cumprindo sua "obrigação". Os desafios devem ser apresentados de tal forma que mesmo as atividades mais tediosas se tornem interessantes, ou seja, deve haver um constante estudo sobre o comportamento dos envolvidos. Imagina todo esse cenário, ou a falta dele, preparando indivíduos (profissionais) criativos.
De forma alguma afirmo que a gamificação/ludificação vai resolver o problema da educação, seria bom se fosse tão simples. O processo ensino/aprendizagem não é trivial, portanto todo instrumento que auxilie nesse propósito é válido. Com o propósito de ajudar um conjunto de indivíduos com necessidades específicas a gamificação tem sua implementação justificada. Apesar da escola possuir elementos de jogos, falta principalmente engajamento e diversão para ser considerado um processo de gamificação completo.