sábado, 26 de abril de 2014

Publicado em sábado, 26 de abril de 2014 por

A escola é "gamificada"?

A escola possui elementos utilizados em jogos! Em um momento de reflexão, percebi alguns pontos que são encontrados na maioria das instituições de ensino "tradicional/convencional":
  1. Desafios (Tarefas de classe e casa, trabalhos, seminários entre outros);
  2. Sistema de Feedback (Notas das provas e o boletim);
  3. Sistema de recompensa. No final do ano, ao enfrentar os desafios e com um  feedback positivo, o aluno passa de série/bloco, ou seja, de level/fase.
Porque a escola geralmente não consegue engajar (fazer os alunos dedicarem tempo em suas atividades)? A minha opinião é: falta diversão e um processo que estimule a imaginação e a criatividade. Jogar é algo que, dentre outros elementos, mexe com a imaginação. A narrativa é um elemento que faz parte do jogo e tem a tarefa de ajudar o jogador (player) perceber a importância dos sistemas de meta, feedback, recompensa e desafios. Na escola nem sempre isso fica claro, falta o uso de recursos lúdicos para criar um contexto para os alunos.

"A escola é preparada para ensinar, de preferência com menor esforço e custo, e não para os alunos aprenderem." 
Atividade voluntária! Essa é uma das características essenciais do jogo. Você tem um sujeito, no caso o aluno, que é empurrado dentro de um sistema onde geralmente os "personagens" não querem estar ali e todos estão cumprindo sua "obrigação". Os desafios devem ser apresentados de tal forma que mesmo as atividades mais tediosas se tornem interessantes, ou seja, deve haver um constante estudo sobre o comportamento dos envolvidos. Imagina todo esse cenário, ou a falta dele, preparando indivíduos (profissionais) criativos.
De forma alguma afirmo que a gamificação/ludificação vai resolver o problema da educação, seria bom se fosse tão simples. O processo ensino/aprendizagem não é trivial, portanto todo instrumento que auxilie nesse propósito é válido. Com o propósito de ajudar um conjunto de indivíduos com necessidades específicas a gamificação tem sua implementação justificada. Apesar da escola possuir elementos de jogos, falta principalmente engajamento e diversão para ser considerado um processo de gamificação completo.

0 comentários:

Postar um comentário