sexta-feira, 25 de abril de 2014

Publicado em sexta-feira, 25 de abril de 2014 por

Gamificação, Brincadeira e Jogo é a mesma coisa?

Para gamificação ou ludificação (termo em bom português) encontrei os seguintes conceitos:
"É o uso de técnicas de design de jogos que utilizam mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos." Wikipedia
 Para (NAVARRO, 2013) temos o seguinte conceito:
“A aplicação de elementos, mecanismos, dinâmicas e técnicas de jogos no contexto fora do jogo, ou seja, na realidade do dia a dia profissional, escolar e social do indivíduo”
Basicamente gamificação é uma metodologia por meio da qual se aplicam mecanismos de jogos à resolução ou impasses em diferentes contextos. O processo de "gamificar" algo não significa necessariamente criar/(participar de) um jogo, é apenas utilizar seus aspectos (estética, mecânica, dinâmicas ...) para emular os benefícios que os mesmos geralmente proporcionam.
Entre outros elementos um jogo é composto por: meta, regras, sistema de feedback e participação voluntária. Já uma brincadeira é apenas uma uma atividade lúdica não estruturada que ocorre de modo espontâneo. Imagine que duas crianças estão brincando com uma bola de papel jogando uma para a outra. É uma atividade lúdica, não estruturada, que serve como recreamento. Agora elas veem um lixeiro próximo, risca uma linha no chão e estabelece as seguintes regras: 
  1. Não pode jogar a bola de papel depois da linha; 
  2. Cada um tem 5 tentativas; 
  3. Quem acertar mais vezes a bola dentro do lixeiro vence; 
  4. Caso dê empate, cada uma arremessa uma vez até quando apenas um das duas errar ou acertar para determinar o vencedor.
Não se trata apenas de uma brincadeira, temos claramente definido: início, fim, regras, feedback e meta. Pronto, temos um jogo criado por duas crianças. A "mágica" da ludificação é o engajamento traduzido no tempo gasto praticando o ato de jogar. Por que não estudar como é que isso acontece e aplicar na educação? Esse é o primeiro texto de uma série relacionada a gamificação.

Referência

NAVARRO, G. Gabrielle Navarro Gamificação : a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Biblioteca Latino-Americana de Cultura e Comunicação, v. 1, 2013.

0 comentários:

Postar um comentário