quinta-feira, 22 de março de 2007

Publicado em quinta-feira, 22 de março de 2007 por

Livros ou E-book

De acordo com a wikipedia, E-book é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos. Com o crescente uso da web, certas atividades como ler artigos, notícias e posts fazem parte do cotidiano, principalmente devido ao advento dos agregadores de conteúdo que facilitaram o processo de acompanhar conteúdo na web. Os textos são geralmente curtos, fáceis de entender e bem objetivos, mas quando queremos algo como um livro, temos a opção de recorrer a um livro convencional(aquele impresso! lembra?) ou um e-book. Vale a pena comprar um livro ou imprimir um e-book?

Há quem diga que o melhor é o bom e velho livro impresso em papel, pois é mais cômodo e natural de ler. Sendo que o conhecimento é algo dinâmico, sempre surgem novidades e, como consumidores de informação que somos, temos que também nos atualizar e com a opção de produzir conhecimento! Utilizando o meio eletrônico, o autor atualiza suas idéias, e em poucos momentos, temos a informação ao nosso alcance. E como fica o livro? Vamos esperar sair a próxima edição para comprar o mais atualizado? Tenho condições financeiras para isso?

Há quem defenda a idéia de lançar um livro e atualizar através de um portal, o que não deixa de ser uma solução intermediária. Porém ainda surgem dúvidas: vai ser liberado para todo mundo? Senão, como controlar o acesso? Estas são questões bem relevantes. Se todos tiverem acesso à versão on-line, quem vai comprar os livros? Carlos Morimoto vende seus livros na versão impressa e também disponibiliza uma versão on-line, ele pede para quem reconhecer o seu trabalho e puder, contribua financeiramente, caso possa. Como fico a maior parte do tempo em frente ao computador, a praticidade do e-book é uma mão na roda, mas quando tem um livro que me interessa, faço questão de comprar a versão impressa para poder aproveitar cada página, algo que é realmente prazeroso.

Bem, como não poderia faltar, temos na web serviços que facilitam nossa vida. Duas semanas atrás, encontrei um portal(Shelfari) que é uma rede de relacionamentos, onde podemos ver quais livros nossos amigos estão lendo e sua opinião e/ou resenha. Se tiver interesse pode dar uma olhada na minha conta.

Links de E-book:

Tem alguns links com dicas de e-book no meu del.icio.us:

http://del.icio.us/master_iniciado/ebooks

0 comentários:

Postar um comentário